Case Study | Design de Identidade, Design Editorial
Janeiro 2023
Hood Issue - Um problema do bairro ou um problema de bairro? Um real olhar para o bairro e para as pessoas que nele habitam.
Hood Issue não nega acusações, no caso, aceita-as como contextualização do que define este espaço num real olhar para o bairro e para as pessoas que nele habitam.
Não o pinta como negativo, mas também não o desmente. Prova que nem todos os atos são criminosos, mas que há crime. Que nem tudo é mau, no meio da maldade. É visualmente obscuro e violento, mas textualmente documental e descritivo. Nem todo o suburbano é periferia, da mesma forma que nem todo o bairro é suburbano. Desenha, no entanto, uma linha, muito ténue, que limita a vida da sobrevivência, o amor da maldade e o crime da bondade. Nem tudo que aqui nasce é bom. Nem tudo o que aqui nasce é mau.
Quando da simplicidade nasce uma complexidade abismal é necessário recorrer a outros elementos para uma representação mais precisa. Desta forma, Hood Issue é uma exploração visual do bairro e para realmente compreendê-lo é necessário desconstruí-lo, analisar o que o constitui, que relações lá se tomam e o que lá começa e termina.
Abre os seus braços à expressão artística, analisa de perto a sua arquitetura e urbanismo e ilumina alguns dos seus testemunhos mais importantes naquilo que é o seu maior microfone, a música.